Como Alugar Carro em Cuba? E vale a pena?

Alugar um carro em Cuba é um pequeno desafio. Primeiro que os sites oficiais são bem esquisitos, depois, os blogs contam a história só pela metade. Por isso, vou contar tudo do começo ao fim.

Alugar carro em Cuba, assim como reservar hoteis, não foi a coisa mais trivial do mundo no meu planejamento. Porém, talvez agora com a chegada um pouquiiiiinho mais ampla da internet, as coisas comecem a melhorar…. Mas, vamos ao que interessa!

Quais agências são oficiais do governo?

Encontrei 3 agências quando estava procurando, mas chegando em Cuba descobri que são apenas 2:

  • Cubacar (ou Havanautos, são a mesma companhia)
  • Rex

Todas elas são do governo.

Como é o processo de reserva de carro no site Havanautos?

Quando fui fazer a pesquisa no Google, achava vários sites estranhos, alemães principalmente. Andando por Havana percebi que talvez sejam agências Europeias mesmo, pois a relação entre Cuba e velho continente parece boa.

Bom, fiz a reserva pelo site Havanautos.com (ou .cu?). O site realmente tem cara de site da década de 90, bem tosco.

Site Havanautos - Alugar Carro em Cuba
Site Havanautos – Alugar Carro em Cuba

Na página inicial você escolhe o carro e o período e conforme avança, precisa fazer um cadastro.

Para mim, primeiramente o valor aparecia em dólares. Quando fui para o pagamento, o valor mudou (para mais) e passou a aparecer em EUROS! Ou seja, no final era 10 a 15 % mais caro que o primeiro valor que vi.

Com muito medo, coloquei os dados do meu cartão e pluf, autorizado. Recebi mensagem do meu banco dizendo que havia uma compra esquisita, mas eu aprovei e deu tudo certo.

O e-mail de confirmação é bem tosco também e, na prática, não serve para NADA!

E-mail Confirmação Havanautos - Alugar carro em cuba
E-mail Confirmação Havanautos – Alugar carro em cuba

ATENÇÃO: a confirmação que você precisa apresentar na agência é emitida no site. É preciso se logar e acessar as suas reservas no site. Este documento só foi ficar disponível dois ou três dias depois que fiz o pagamento.

Para 17 dias, o valor foi de 4000 e poucos reais, uma facada. E na chegada tem umas taxinhas para pagar…

Observação importante: Aparentemente haviam opções para reservar o carro sem pagar antecipadamente. Depois de saber que pelo site da Havanautos tudo deu certo, acho melhor fazer em um lugar onde se paga adiantado. Principalmente pelo fato de que seriam 1100 euros a mais na carteira. Além disso, eu recomendo fortemente que você reserve o carro em vez de tentar pegar um no aeroporto ou em qualquer lugar na chegada.

Voucher de confirmação de reserva de carro em Cuba - Cubacar - Hanautos
Voucher de confirmação de reserva de carro em Cuba – Cubacar – Hanautos

Chegada em Havana e o processo de retirada do carro

Existem dois terminais no aeroporto e o processo que vou detalhar é para que vai de Copa Airlines, pelo Panamá.

No salão de desembarque tem apenas um escritório da REX. O da Cubacar (Havanautos) fica do lado de fora, à direita da porta e está escrito CUBACAR! É um pequeno quiosque.

Mostrei meu papelzinho a reserva e o cara procurou meu nome em uma planilha de Excel no computador velho dele.

Tudo certo, ele chamou um cara para vir lá da agência me buscar. 10 minutos para o cara chegar e nos levar para o outro terminal.

Lá, entramos uma salinha (3 x 3 metros) da Cubacar. Tudo bem antigo e mal cuidado. Preencheram absolutamente tudo na mão, deram uma série de recomendações – principalmente para não dirigir a noite na estrada. Assinei e fui para a última fase….

Processo de retirada do carro

Antes de sair da sala, o funcionário da Cubacar informou que o seguro cobria tudo, menos pneus, rodas e o rádio. E que se algo acontecesse, bastava fazer um registro na polícia (tipo um BO) e trazer na devolução do carro.

Para entregar o carro, foi outro funcionário comigo. Como o esperado, por fora o carro estava inteiro com pequenas batidas. Por dentro, completamente sujo e gasto. O porta-malas estava com o forro solto.

Na hora de fazer o check-up o cara falou assim para mim:

– Olha, como o carro tem batida por todos os lados, estou colocando aqui no croqui que o carro inteiro está amassado. Então só se tiver alguma coisa maior, aí você passa na polícia para registrar, ok?

Ok né? Afinal, realmente se ele fosse anotar cada amassado daquele maracujá ambulante, eu ia estar lá até agora. Enfim….

Avarias no carro alugado em Cuba, pela Havanautos-Cubacar
Avarias no carro alugado em Cuba, pela Havanautos-Cubacar

Liguei o carro, verifiquei luzes, vidros elétricos, ar condicionado etc. Apesar de aparentemente detonado, tudo funcionando. Ao sair, som do motor, do câmbio e da direção hidráulica pareciam ok.

Então segui meu caminho pela ruas de Havana e depois do interior de Cuba… Mas, aí já é outra história.. 🙂

Valeu a pena alugar carro em Cuba?

Se você for ficar só em Havana, Viñales e Varadero, eu diria que não. As diárias são muito caras e você faz muita coisa a pé. É preciso apenas ficar atento com a disponibilidade de passagens para estes destinos. Uma amiga minha teve dificuldades de conseguir passagens para Viñales, quase não conseguiu ir.

Agora para conhecer o país como um todo, pela liberdade e acesso facilitado me pareceu que fez sentido. Claro, a não ser que a questão custo seja muito importante na sua viagem… O gasto total com carro (aluguel, taxas, gasolina) bateu quase R$ 6 mil!!! Se tivesse usado taxi e outros meios, certamente teria gastado um terço disso.

Fatos durante a locação:

  • Meu pneu furou, parei em um posto e me cobraram 12 CUC para arrumar
  • Eu encostei o carro em uma baliza em um posto de gasolina. Arranhou. Eu não falei nada e o cara que recebeu o carro também não falou.
  • Dirigir em Cuba é relativamente tranquilo, apesar das bicicletas, charretes, pista única e péssima sinalização.
  • Meu carro era certamente o pior carro alugado que vi nas ruas. Todo detonado, talvez você tenha mais sorte.
Estofado do carro alugado em Cuba, pela Havanautos-Cubacar.JPG
Estofado do carro alugado em Cuba, pela Havanautos-Cubacar.JPG

Mais sobre esta viagem...

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Viaje mais...

...continue viajando!