Intercâmbio de Estudo e Trabalho – 5 principais opções em 2017

Para quem quer trabalhar enquanto estuda  fora do país, existem alguma boas alternativas. Vale conhecer os principais destinos e os requisitos para poder trabalhar legalmente no seu destino.

Intercâmbio de estudo e trabalho é o mais procurado entre adultos que querem passar um tempo fora e, quem sabe, até emigrar posteriormente.

Vamos conhecer os principais destinos para trabalhar no seu intercâmbio em países de língua inglesa.

Em todos eles é necessário visto, então fique atento aos pré-requisitos e as condições de trabalho.

#1 – Cursos de inglês de estudo e trabalho

Quem quer fazer um curso de inglês geral e trabalhar no intercâmbio, pode escolher entre basicamente 3 opções: Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Na Irlanda, é possível trabalhar apenas em cursos a partir de 6 meses – que no caso da Irlanda é um intercâmbio de 8 meses (6 meses de férias + 2 de férias). Nestes cursos, você terá direito a trabalhar 20 horas / semana durante as aulas, e 40h/semana durante as férias. O visto para este tipo de intercâmbio na Irlanda é muito simples e você tira na chegada, apresentando os documentos e pagamento a taxa imigratória.

 

Já na Austrália e Nova Zelândia, você pode trabalhar em cursos de inglês a partir de 3 meses. No caso destes países, você tem direito a um mês de férias tanto para cursos de 3 meses ou 6 meses. Se por um lado estes países oferecem a opção de trabalha em cursos mais curtos, por outro, exigem visto antes do embarque e com custo mais alto. Além disso, os custos com curso e passagem podem ser um pouco mais altos.

A última (e não menos importante 🙂 opção é a Inglaterra, que permite trabalhar para cursos a partir de 6 meses e que tenha pelo menos 20h aula/semana.

A opção mais barata é a Irlanda, em que você consegue estudar e trabalhar com investimento a partir de R$ 22,000.

#2 – Cursos de inglês de negócios ou preparatórios para certificação

Simulador Online de Orçamento e Preços de IntercâmbioCursos preparatórios para certificados como IELTS, TOEFL ou Cambridge normalmente seguem a mesma lógica que os cursos de inglês geral. Isso também acontece com os cursos de inglês para negócios.

Desta forma, para quem busca aprender inglês com foco na carreira, também conseguirá trabalhar na Irlanda, Inglaterra, Austrália ou Nova Zelândia.

#3 – Cursos de Especialização ou Vocacionais

Uma opção interessante para quem já tem um nível razoável de inglês é fazer um curso de especialização na sua área de atuação. Negócios, Comércio Exterior, Marketing, Hospitalidade e Turismo entre tantas outras opções. Usualmente, para estes cursos será necessário fazer um teste de nível no idioma ou até mesmo possuir um certificado como IELTs ou TOEFL.

Neste caso, além dos 4 países já citados, outra alternativa é o Canadá. O intercâmbio vocacional no Canadá (chamado Co-op), precisa ter duração de 6 meses ou mais e só é permitido trabalhar após os 4 meses iniciais do curso. Depois disso, é permitido trabalhar / estagiar até 20 horas por semana em uma das empresas participantes do Co-Op.

#4 – Programas de férias para jovens universitários

Jovem trabalhando em restaurante - Fonte Pexels
Jovem trabalhando em restaurante em intercâmbio nos EUA

Para jovens universitários (normalmente até 26 anos de idade) existem cursos de férias com estágio remunerado em países como EUA e Canadá. Além da restrição de idade e do fato de estar fazendo uma faculdade, é necessário também ter algum conhecimento prévio de inglês.

O programa tem o máximo de 4 meses (sendo um mês de férias para você aproveitar e viajar pelo país). Você poderá trabalhar entre 20 a 40 horas semanais, geralmente cargos relacionados a atendimento e hospitalidade.

#5 – Au pair

Para meninas e jovens mulheres com experiência em cuidar de crianças, o programa de Au Pair é uma excelente opção também para EUA e Canadá.

Este tipo de programa tem 12 meses e também usualmente exige um certo nível de inglês. A parte boa é que além da remuneração, a intercambista tem direito a uma pequena bolsa de estudos e direito a férias.

 

E aí, pronto para seu intercâmbio de estudo e trabalho? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências para comparar preços e opções!

Campos marcados com * são obrigatórios.

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

  • Clau

    Muito legal, eu não sabia que tinham alternativas para trabalhar e estudar nos EUA e Canadá! 🙂

    • Obrigado pelo comentário Claudinha! =o)

      Aguardamos novidades do seu intercâmbio!

      abs,
      Homero

Viaje mais...

...continue viajando!