Intercâmbio ou Viagem?

Intercâmbio ou viagem, eis a questão! Depois de 2 intercâmbios e viagens por quase 40 países, posso dizer que os dois são absolutamente diferentes e igualmente insubstituíveis. Mas e agora, por onde começar?

Uma vez eu tive um blog de Intercâmbio e por desejo da vida, acabei largando… Pouco tempo passou, e, não consegui me imaginar novamente criando um novo blog sobre intercâmbio apenas… A priori, confesso, não entendi bem o porquê, afinal, foi de fato a experiência mais espetacular que tive em minha vida, os onze meses mais transformadores e revolucionários que passei. Mas vamos lá, intercâmbio ou viagem, eis a questão!

Hoje percebi, quase que do nada, o motivo: eu precisava do próximo passo! Mas qual era ele?

A experiência do intercâmbio é inenarrável, insubstituível, mas ela acabou, para mim pelo menos… Foi quase um ano, que não volta mais, que mesmo que eu faça outro intercâmbio, jamais terá valor similar (isso vale para mim, há quem possa fazer uma dezena de intercâmbios). É um sentimento louco de nostalgia, mas sem aquela vontade de estar lá novamente, até difícil de explicar…

Orçamento de Intercâmbio

Por outro lado, um legado maravilhoso do intercâmbio foi descobrir o improvável, o interminável, o incompreensível, o infinito de possibilidades – TUDO É POSSÍVEL! Se antes da Irlanda (Dublin) eu já tinha uma vocação a viajante, depois dela, ficou claro que não me restava outra opção que não fosse conhecer os 206 países do mundo  ou mais, afinal, tem alguns movimentos separatistas rolando pelo globo.

A empreitada é longa, não é fácil, grande parte dos lugares, tanto o país como o povo, não terei a oportunidade de conhecer com profundidade. Na verdade, talvez, me reste uma passagem tão rápida que será como folear um jornal cinco minutos pela manhã, e achar que está por dentro das notícias do mundo. Mas quem liga? Não é possível desbravar o infinito, então a opção é aproveitar ao máximo do tira-gosto que a vida nos oferece, de bandeja, todos os dias, em todos os lugares!

Mas afinal, qual é melhor: fazer intercâmbio ou uma grande viagem?

Não vou dizer que um é melhor o outro (intercâmbio ou outras viagens), que um é um passo após o outro… Seja qual for o desejo, faça, rápido, tanto quanto puder! O desejo somado ao fato de fazer na hora certa, na hora que se tem vontade, é de um valor imensurável, seja qual for a sua vontade.

Por fim, se houvesse uma dica que eu poderia dar a todas pessoas, se houvesse uma graça que eu gostaria de oferecer a todas as pessoas, seria a possibilidade de viajar (intercâmbio ou viagem, pouco importa), para que todos pudessem entender, seja lá o que for, que eu mesmo ainda não consegui entender, mas que com certeza, tem a ver com a grandeza da vida!

Pronto para fazer uma simulação do seu intercâmbio? Entre aqui e simule quanto custará um intercâmbio de inglês, ou então um intercâmbio de espanhol.  E veja também os 7 passos para você planejar seu intercâmbio!

Por do sol em Okinawa, sul do Japão
Por do sol em Okinawa, sul do Japão

Mais sobre esta viagem...

Qual sua próxima viagem?

Campos marcados com * são obrigatórios.

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Viaje mais...

...continue viajando!