Mande seu filho para um intercâmbio, JÁ!

Meu filho está pensando em estudar fora, e agora? Mande ele para um intercâmbio imediatamente…

Nós acreditamos saber o que é melhor para os outros, vivemos dando pitaco na vida dos outros. E na vida dos nossos filhos é igual. Imaginamos um monte de coisas, muitas vezes não sabemos o que ele quer fazer de verdade… nem ele sabe.

Então o importante é que ele tenha acesso ao maior número de opções possíveis!

No meu caso pessoal, minha mãe queria que eu fizesse faculdade de TI… Olhando em 2002 e como o mundo está hoje, a visão dela era perfeita.

Mas não para mim… E naquela época eu disse “não” para TI, mais por birra do que por convicção…

Eu não conhecia as possibilidades, quase que nenhuma delas. Afinal de contas, ter que decidir uma vida inteira, quando se tem menos de 25 anos não é nada fácil. Quer dizer, na verdade é quase impossível!

E aí que o intercâmbio entra…

O intercâmbio é sobre conhecer as possibilidades… É dar a oportunidade, para si, ou para um filho, de conhecer mais alternativas, mais caminhos… Para então ter condições de comparar A,  B, M e Z

Orçamento de Intercâmbio

No meu intercâmbio para a Irlanda, que fiz adulto (mas ainda jovem, com 23 anos), o grande aprendizado foi saber que o mundo era mais, muuuuuito mais do que eu tinha aprendido até ali.

  • Aprendi que existem 200 e tantos países, com milhões de histórias
  • Que cada um destes lugares tem muitas lições para nos ensinar através da sua história, do seu povo e da sua natureza
  • E  com tanta pluralidade, nem sempre existe certo ou errado… E sim, que existe contexto!

Eu também descobri, que eu era mais, muito mais do que haviam me convencido…

  • Que eu poderia ser um bom escritor, apesar das notas 6 … 6,5 que sempre me acompanharam em redação
  • Que eu poderia empreender se quisesse, apesar de qualquer feedback que eu tenha recebido
  • Que eu poderia morar em outro país, se assim quisesse também
  • Que eu não estava preso a nada, a ninguém e, muito menos, a lugar nenhum

O meu ponto é que o intercâmbio expandiu definitivamente meus horizontes!

Antes do intercâmbio, eu tinha uma visão muito restrita do mundo: acreditava que para ter uma vida bacana, eu tinha virar gerente em uma grande empresa logo.

Quando voltei da Irlanda, a ficha ainda não tinha caído totalmente. Com o tempo fui percebendo que a vida era muito mais que aquilo. Continuei firme na caminhada dentro de uma grande empresa, mas ao mesmo tempo comecei a trabalhar em outras frentes sabendo que eu era plenamente capaz de seguir com a minha vida.

Amigos meus que decidiram “largar tudo” se mudar para o exterior ou para o interior do Brasil, ou então empreender… Deixaram de ser vistos como loucos. Afinal, cada um nós está pronto para traçar seu próprio caminho.

A nossa vida no Brasil, por uma série de circunstâncias é cheia de medos – perder dinheiro, errar, envelhecer etc. No intercâmbio, ou morando fora, você vai se deparar com outros medos, outras situações, e descobrir que se errar… É possível consertar. Que se perder dinheiro, é possível recomeçar.

É urgente: estude no exterior, faça o seu intercâmbio o quanto antes!

Intercambista na frente do mar
Intercambista na frente do mar

O mundo tem muitas possibilidades, o intercâmbio é uma porta que te coloca de frente com muitas delas… De maneira brutal e ao mesmo tempo gentil, como nenhuma outra experiência.

Viaje, faça um intercâmbio!

E se tiver nas suas mãos decidir isso para o seu filho, é certamente um dos presentes mais incríveis que ele poderá receber na vida!

Se vai estudar inglês, fazer um programa de férias ou au pair, ou ainda um high school… Isso tudo é o menos importante, o importante é embarcar logo nesta viagem!

Pronto para começar a planejar seu intercâmbio ou do seu filho? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de uma só vez!

Mais sobre esta viagem...

Campos marcados com * são obrigatórios.

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Viaje mais...

...continue viajando!