Por que Fazer um Intercâmbio? As boas mudanças!

Você já imaginou por que fazer um intercâmbio pode ser relevante para sua vida e carreira profissional? Antigamente vivenciar essa experiência era algo destinado apenas a adolescentes que queriam aprender um novo idioma.

Contudo, essa realidade mudou completamente. Hoje em dia, fazer intercâmbio já faz partes dos planos de pessoas de várias idades e pelos mais diferentes motivos.

Vivenciar um intercâmbio pode trazer mudanças significativas para o seu perfil profissional. Ou seja, você ganha mais valor frente a avaliação de empregadores. Além disso, o intercâmbio também promove um desenvolvimento pessoal considerável, ampliando a visão de mundo e de si mesmo.

No entanto, estes não são os únicos motivos que tem feito tantas pessoas buscarem por um intercâmbio. Acompanhe esse artigo até o final e conheça agora outras razões e entenda por que fazer um intercâmbio é importante. Confira!

Por que fazer um intercâmbio?

De modo geral, existem vários motivos que levam uma pessoa a querer fazer um intercâmbio. Quem vivencia esta experiência, volta com muito mais conhecimento e pronto para encarar desafios e aproveitar oportunidades em seu caminho. Mas, não é só isso!

1.      Fazer um intercambio ajuda a aperfeiçoar o idioma

Fazer um intercâmbio é algo que pode elevar e muito seu nível de proficiência. Seja qual for seu nível de conhecimento sobre o idioma, o intercâmbio te ajuda a aprender na prática, no dia a dia, todas as nuances de uma nova língua.

Isso porque toda forma de comunicação à sua volta se desenvolverá em um novo idioma. Se a língua for o inglês, você estará em contato constante com esse idioma. Você precisará dele para conversar com outras pessoas, estudar, pedir informações, para se locomover, fazer compras. Enfim, o inglês estará presente em boa parte do seu cotidiano.

Então, se ainda não sente segurança quanto seu domínio nesse idioma, fazer um intercâmbio vai mudar isso completamente. Assim, além de um conhecimento extra, a fluência em um novo idioma ainda agregará mais valor ao seu perfil profissional.

2.      Vivencia outras culturas

Além de aprender ou aprimorar um novo idioma, fazer um intercâmbio também é importante porque coloca você em contato com outras culturas. Mais que isso, no intercâmbio você terá a chance de viver na prática novos hábitos e culturas locais.

Esta é uma experiência enriquecedora que vai transformar sua forma de compreender o mundo a sua volta.

Você poderá fazer um comparativo real entre sua cultura e de outras pessoas. E, com isso, passará a valorizar certos pontos da sua cultura que antes não eram tão significativos. Além disso, também poderá fazer uma autocrítica e abandonar alguns comportamentos que antes eram super comuns.

Ou seja, fazer um intercâmbio é sem dúvida uma experiência que agregará muito a sua bagagem cultural.

3.      Passar a ver o mundo sob uma nova ótica

Fazer um intercâmbio não se trata apenas de uma simples viagem para outro país. Esta é na verdade uma oportunidade que você tem de ver o mundo sobre um novo olhar.

Fazendo um intercâmbio você se torna uma pessoa mais independente, com autonomia para tomar suas próprias decisões. Além disso, esta é uma experiência que também ajuda você a superar desafios e medos, deixando-o mais aberto ao novo.

Sair da sua zona de conforto para conhecer novas pessoas, culturas, idiomas e realidades diferentes é algo marcante. E que só tem a lhe beneficiar em todos os sentidos.

4.      Aprende a gerenciar seu dinheiro

Se planejar financeiramente para fazer um intercâmbio é algo fundamental. Principalmente quando não se tem um orçamento livre para vivenciar esta experiência.

Ter um controle financeiro morando fora do país faz total diferença. Afinal, em alguns países o o real pode valer menos que a moeda local.

Então isso exige de você uma boa gestão financeira. Hábitos como economizar em custos com alimentação ou transporte muitas vezes é algo que faz parte da rotina de um intercambista.

E todo esse aprendizado poderá servir bastante em sua rotina quando retornar ao Brasil. Portanto, este é mais um dos motivos que justificar por que fazer um intercâmbio é tão importante.

5.      Ajuda a se redescobrir

Existem certos momentos na vida onde precisamos fazer um verdadeiro balanço, planejar o futuro e avaliar decisões. O fim da graduação, a saída de um emprego ou mesmo a busca pelo ingresso no mercado de trabalho são alguns deles.

Nesses momentos, o intercâmbio surge como uma excelente opção. Afinal, esta é uma experiência que lhe permitirá promover o autoconhecimento, descobrir ou aprimorar habilidades. E até mesmo elevar sua colocação profissional a outro nível.

No Intercâmbio, você terá a chance de visualizar com mais clareza suas potencialidades e seus pontos fracos. Também poderá analisar os bons hábitos e ações que precisa mudar.

Inclusive, você terá a liberdade para dar um novo rumo ou buscar novas perspectivas em sua vida. Tudo isso é possível fazendo um intercâmbio!

6.      Faz novas amizades

Se engana quem acha que fazer um intercâmbio é estar sozinho em um país desconhecido, pelo contrário.

Esta é uma experiência que lhe possibilita conhecer gente nova e construir boas e duradouras relações de amizade. Tanto com pessoas de outros países, quanto com brasileiros.

Afinal, cada vez mais pessoas estão aderindo ao intercâmbio por reconhecer a importância que esta vivência possui. Então, esbarrar com alguns brasileiros fora do país não é algo tão incomum quanto parece.

7.      Turbina seu currículo

Um intercâmbio permite a você desenvolver diversas habilidades que vão além de um novo idioma. Você enriquece sua bagagem cultura, possui mais autonomia para tomar decisões, amplia seu ciclo de amizades. E todas essas mudanças serão relevantes não só para o seu desenvolvimento pessoal, mas também para sua carreira.

Atualmente, o mercado de trabalho valoriza bastante profissionais que já vivenciaram experiências fora do país. Principalmente se o foco era estudos ou trabalho no exterior.

Então, quem faz um intercâmbio dificilmente será pouco valorizado ou ficará sem proposta de trabalho por muito tempo. Grandes empresas e multinacionais brasileiras está sempre a procura de profissionais qualificados.

Mais que isso, eles procuram profissionais que tenham fluência em língua estrangeira e vivência fora do país. Afinal, esses são atrativos que auxiliam na intermediação envolvendo futuras expansões de mercado.

Portanto, se o seu objetivo é turbinar sua jornada profissional de boas oportunidades, então fazer um intercâmbio é o ideal.

8. Por que fazer intercâmbio de inglês no país …?

Além dos benefícios gerais de se fazer um intercâmbio, cada lugar tem vários motivos especiais para você estudar e ter uma experiência incrível por lá! Veja os porque fazer intercâmbio no principais destinos:

Por que aprender inglês no exterior é tão melhor?

Vamos lá, por que afinal aprender inglês no intercâmbio é tão melhor e fez tanta diferença?

#1 – Você aprende inglês mais rápido

O intercâmbio tem a fórmula mágica para você aprender mais rápido, por duas grandes razões:

Primeiro: você terá aula diariamente… no mínimo, 2 horas por dia.

Diferente dos cursos de inglês que você estuda apenas alguns dias da semana, no intercâmbio você aprenderá algo novo todo dia.

A importância disso é que você tem menos tempo para rechear sua cabeça com outras coisas. Imagina se você estuda nas manhãs de sábado (que foi o que eu fiz por algum tempo no Brasil).  Entre uma aula e outra, eu tinha uma semana inteira de trabalho, uma semana inteira de faculdade e, no alto dos meus 19 anos, muita balada para curtir. Tantas baladas que não foram poucas as vezes que fui à aula sem dormir da balada de sexta-feira…

Quão efetivo pode ser isso?

Segundo: a prática… 

Já no intercâmbio, meeesmo que você trabalhe ou vá na baladinha a noite, você estará praticando diariamente o que aprendeu. Aprende de manhã, pratica a tarde.

Falando no clichê, “a prática leva à perfeição”.  Mesmo que você não estuuude master no intercâmbio, o que não faltará é prática!

#2 – O aprendizado é melhor, maior e mais profundo

No intercâmbio, você aprende inglês como uma criança… Além das aulas mesmo, vão ter algumas (ou várias) coisas que você aprender em contexto, por exemplo:

Você vai a um restaurante fast-food e se depara com o atendente que diz!

– Good afternoon sir. May I have your order, please?

Traduzindo para seu inglês nulo, ele disse:

– bla bla bla bla bla bla bla, bla?

Depois de algum constrangimento, você vai fazer o seu pedido e sair feliz com o seu lanche – eventualmente o lanche errado, mas vai matar a fome.

Na segunda vez (depois de algumas aulas e alguma prática), você vai entender “Good Afternoon, May I bla bla bla bla bler, please?”, mas já vai saber que é só fazer seu pedido.

Na terceira, você já sabe exatamente o que vai acontecer e vai prestar atenção na frase… E na próxima, provavelmente você já  consegue até responder de maneira adequada. Você enfim APRENDEU FAZENDO! É mais ou menos assim que a gente aprende a falar quando é criança, ou seja, vendo o contexto e imitando as pessoas.

A outra coisa muuuuuuuito importante e que faz o aprendizado muito mais profundo e persistente, é a criação de vínculos afetivos com as situações. Muitos dos seus erros e mal-entendidos vão gerar situações engraçadas ou até constrangedoras, o que é ÓTIMO! Você nunca mais vai esquecer como dizer (ou como não dizer) aquilo… E ainda vai ter ótimas histórias para contar!

No vídeo abaixo que postei no Facebook do I&V, eu conto uma destas situações para exemplificar 🙂

#3 – Dá para aprender inglês ainda melhor no exterior!

Aproveite muito o contexto e faça uma IMERSÃO! 

As oportunidades para praticar o idioma vão estar em todo lugar. Você via sair da sala de aula e aprender o que é “bus stop”, então você vai sair para perguntar um ônibus e vai rir sozinho “hehehe.. estou no ‘bus stop’ ” ( com um sorrisinho maroto no rosto).

Aprendeu os nomes das roupas? Shirt, T-shirt, Skirt, Suit, Pants etc? Que tal dar uma passadinha no shopping e entrar em algumas lojas para perguntar por preços, cores e modelos de roupas?

Não espere, se jogue!

Além disso tudo….

  • Enquanto estiver caminhando pela rua, ouça a rádio local – eu adorava a rádio 106,3 de Dublin, mas ela mudou depois 🙁
  • Leia livros em inglês
  • Leia os jornais locais e discuta com os locais sobre as coisas que estão acontecendo no país!
  • Assista às TV locais, aos esportes locais
  • More com nativos ou, no mínimo, com gringos que não falem nossa língua

Pratique em todo lugar. Quanto menos tempo você for ficar no seu intercâmbio, mais importante fazer tudo isso!

#4 – Você aprende sozinho e pratica até dormindo

Quando eu era pequeno, meu primo falou um negócio que nunca esqueci… Você vê que aprendeu mesmo o idioma quando começa a sonhar em inglês.

Presentes para todo tipo de criança - Walgreens, EUA
Presentes para todo tipo de criança – Walgreens, EUA

E quando foi minha vez de fazer o intercâmbio eu vi que isso foi um caminho natural.

No começo, eu fazia a lista de mercado:

  • Suco
  • Carne
  • Leite
  • etc.

Depois de um tempo eu estava pensando.

“Puts, o Milk tá acabando”

Dali um pouco mais, eu já pensava tudo isso em inglês…

“Dammit! I need to go to the supermarket, I am almost out of milk”

Certo dia, enquanto você está na cama pensando sobre o que fazer no dia seguinte vai naturalmente estar pensando em inglês (principalmente se estiver em um intercâmbio de 6 meses, ou mais).

Daí, para você um dia acordar e falar “nossa, sonhei em inglês” é um pulo!

Lógico que no sonho vai parecer que você fala inglês melhor do que realmente fala, maaaaaaas, isso no fim é um incentivo! 🙂

#5 – Nem é tão caro quanto você pensa

Caro é algo que você paga e não resolve o seu problema.

Se o curso semanal ou duas vezes por semana está trazendo aprendizado grande e sustentável, ótimo, se não… é caro, muito caro…

Vamos pensar assim: um curso médio (nem o top, nem a maior pechincha) custa R$ 1800 / semestre, 2 aulas por semana. Para você chegar a um nível bom, considere de 5 anos. Ou seja, R$ 15,000. Um curso básio online, custa R$ 149/mes, ou R$ 1800/ano.

Além dos  R$ 15 mil, considere os CINCO ANOS!!! CINCOOOOOO! É muito tempo, e o seu tempo é a coisa mais valiosa e imensurável que se tem.

Com um pouco mais, você pode fazer um intercâmbio de 3 meses na Irlanda, por exemplo. Três meses vivendo o idioma diariamente, com professor nativo e tudo mais.

E antes de fazer seu intercâmbio, precisa aprender alguma coisa?

Aprenda o básico para passar pela imigração e vá em frente… Não entre na paranoia de querer aprender antes de fazer o intercâmbio.

Se você não sabe nada, quando estiver embarcando para o intercâmbio, literalmente decore (e leve todos os documentos) que precisa falar na hora da imigração.

  • Onde você vai morar?
  • O que você faz no Brasil?
  • Qual a sua escola aqui no país?
  • Quanto tempo vai ficar?

Respostas curtas e simples, até escritas em um papel se for necessário.

Se tem uma coisa que você NÃO DEVE fazer é postergar seu intercâmbio porque não fala nada do idioma!

Por fim… Aprenda inglês com as suas paixões

Para mim, música e viajar (incluindo o intercâmbio) são as duas paixões que me fizeram aprender mais rápido e melhor. Hoje, ler livros em inglês é meu hobby, para continuar praticando e ainda, de quebra, estudar algum assunto de interesse.

Qual o momento certo para fazer um intercâmbio?

Outra dúvida muito comum de quem pensa em fazer um intercâmbio é saber o momento ideal de iniciar esta experiência.

Esta é uma decisão importante e que deve ser feita com cautela, considerando principalmente o momento atual da sua vida. Mas, no geral, os principais momentos onde fazer um intercâmbio pode ser uma boa opção, são:

  • No Ensino Médio – Se o seu objetivo é fazer parte de um programa High School, então este é o momento ideal de fazer um intercâmbio.
  • Durante a graduação – Muitas pessoas tem o desejo de fazer faculdade no exterior. Inclusive, há opção de trancar o curso no Brasil e vivenciar essa experiência fora do país. Para isso, nada melhor do que fazer um intercâmbio.
  • Aprimorar o idioma – Fazer um intercâmbio pode lhe ajudar a superar a barreira de aperfeiçoar uma nova língua. E, com isso, você passará a ter mais fluência no idioma desejado.
  • Após a graduação – Um intercâmbio representa uma forma de expandir seus horizontes. Além disso, esta vivência lhe fornecerá ótimas perspectivas nessa etapa entre sair da faculdade e ingressar no mercado de trabalho.
  • Nas férias de trabalho – Nas férias do trabalho você pode fazer intercâmbio de poucas semanas. E, com isso, enriquecer sua experiência cultural e seu currículo também.
  • Transição de profissão – Este é um dos momentos ideais para fazer intercâmbio. Isso porque com o intercâmbio você pode acrescentar experiências ao currículo, obter novas perspectivas. E até mesmo pode ampliar as possibilidades de trabalho para além do Brasil.

Quem pode fazer intercâmbio?

Existem opções de intercâmbio para qualquer pessoa em diferentes idades. Por exemplo, quem possui até 17 anos é possível fazer um intercâmbio teen ou Hig School.

Enquanto isso, para quem possui mais de 18 anos e já fala o idioma, as possibilidades são diversas. Nesse caso é possível fazer um intercâmbio para ingressar em faculdade no exterior. Ou então vivenciar um Aur Pair, fazer um estágio entre outras possibilidades.

Quem possui mais de 30 anos, também pode aproveitar o intercambio para conhecer novas culturas, tradições e pessoas. Ou seja, as possibilidades são infinitas.

Quanto custa um intercâmbio?

Basicamente, existem opções de intercambio disponíveis para todos os orçamentos. Os valores podem variar a depender de fatores como:

  • País e cidade destino do intercâmbio
  • Época em que pretende viajar
  • Duração do intercâmbio
  • Tipo de programa que deseja participar

Mas, no geral, os preços, assim como as formas de pagamento costumam ser bem flexíveis. Antes mesmo de preparar suas malas para fazer um intercambio é interessante entrar em contato com alguma agência de intercâmbio. E se informar sobre essa questão.

Agora que já sabe por que fazer um intercâmbio é importante está esperando o quê para vivenciar esta experiência transformadora?  

Faça como outras milhares de pessoas! Simule valores de Intercâmbio e preencha o formulário para falar com diversas agências de uma só vez. Receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!

Ivan França

Entusiasta da educação global e aprendizado de idiomas, sou Ivan França, dedicado a conectar culturas por meio de experiências internacionais. Escrevo para compartilhar insights sobre como os idiomas e viagens transformam perspectivas, celebrando a diversidade. Junte-se a mim nessa jornada de aprendizado contínuo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *