Quanto custa viajar para o exterior?

Afinal de contas, quanto custa viajar para o exterior?  Vejo muitas pessoas falando que é caro, mas continuam viajando dentro do Brasil, gastando quase o mesmo que gastariam indo para o exterior.

Não quero fazer ninguém acreditar que viajar para fora sempre será mais barato que viajar dentro do Brasil, mas pode ser igual, um pouco mais caro e, para destinos específicos, ser mais barato sim (por duas vezes já troquei o Brasil por outro destino por questões orçamentárias).

Com base na minha experiência e alguma pesquisa, fiz um tabela comparando os custos de viajar para alguns destinos. Obviamente, tudo que coloquei aí, é uma estimativa É assim que começo o planejamento da minha viagem. Pesquiso quanto custa cada um dos itens, coloco em uma planilha e vejo quanto vou gastar. Se fugir do meu orçamento, procuro o próximo destino favorito e refaço as contas.

Pensando em intercâmbio? Veja aqui tudo sobre como planejar o seu, incluindo custos e muito mais!

Antes das vias de fatos, um explicação sobre cada item:

  • Passagens Aéreas – Custo para ida e volta de avião
  • Transporte – Valor diário para gastos com transporte interno, seja para pagar ônibus, táxi, metrô, como para pagar voos/trêns entre destinos dos seu roteiro. Pode incluir aluguel de carro.
  • Estadia (casal) – Valor diário de custo por pessoa em um hotel, dormindo em casal (mochileiros solitários podem considerar 60% deste valor)
  • Refeições – Custo diário com café da manhã, almoço, janta e lanchinhos durante o dia (chocolate, água etc.)
  • Turismo – Gastos diário com passeios, tours, ingressos, guias turísticos etc.
  • Outros Gastos – Visto, compra de roupas, gastos com remédios, adaptadores de tomada e outras coisas que não cabem no demais.
  • Seguro – Seguro viagem, não saia de casa sem ele!
  • Por Pessoa – Custo total por pessoa
  • Casal – Custo total para o casal

Abaixo a tabela mostra os custos por dia para uma viagem de 20 dias para cada um dos destinos

valores em R$:

Quanto Custa Viajar - Valores por destino

 

Obs. 1: América do Sul 1 – Inclui patagônia. América do Sul 2- Destinos tradicionais.

Obs. 2: Brasil – estou considerando grandes cidades e turísticas com acesso por aeroporto.

Obs. 3: Um dos casos que viajar para fora do Brasil, fiz um roteiro Peru-Bolivia. Bolívia, Uruguai, Chile e Peru, nesta ordem, podem ser mais baratos que viajar dentro do Brasil.

Caso queiram mais detalhes, veja o detalhamento dos custos das minhas viagens para:

 

Mais sobre esta viagem...

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Viaje mais...

...continue viajando!