Roteiro de Viagem: 2 dias em Tilcara, Argentina

Localizada na Província de Salta, Tilcara é uma cidadezinha acolhedora que serve de ótima base para que quer conhecer a região Norte da Argentina.

Fui à Tilcara, saindo de San Antonio de los Cobres. A viagem foi longa principalmente pelo grande trecho na Ruta 40. Ao todo foram quase 5 horas de viagem, após o tour do Tren a las Nubes.

No caminho, parei rapidamente na Salinas Grandes onde fiquei por volta de 1 hora (sugiro reservarem mais tempo para que possam ver com mais detalhes). Se fosse mais cedo, poderia ter parado em Purmamarca também.

Dia 1 na Região de Tilcara – Iruya, Humahuaca e Uquia

Precipíos no caminho para Iruya, Ruta 13, Argentina
Precipíos no caminho para Iruya, Ruta 13, Argentina

Logo pela manhã parti de carro para Iruya. Foram quase 6 horas entre ida e volta. O mais legal é a estrada e as vistas do caminho, é espetacular! A cidadezinha em si tem pouco o que fazer, uma igrejinha, um mirador, lojinhas etc.

Fique atento ao clima, se estiver chovendo ou tiver chovido no dia anterior, procure se informar pois pode ser que não consiga chegar.

Na volta, parada em Humahuaca, que basicamente tem o centrinho para visitar. Igreja, artesanatos, praça central e fim.

Depois, parada em Uquia, que tem apenas uma igrejinha bem antiga e bonitinha. Não vai precisar mais de 15 minutos.

A noite, em Tilcara, fui a um restaurantezinho gostoso e tranquilo chamado Bien Me Sabe.

Dia 2 na Região de Tilcara – Hornocal (Cerro de 7 Colores), Paletas del Pintor (Maimara), Pucara de Tilcara

Pela manhã, o plano era ir para a Pucara de Tilcara (ruinas de um povoado que viveu ali), porém era 31/dez e estava fechado. De qualquer forma, parece um passeio que não tomaria mais de 1 hora.

Fui então até as Paletas del Pintor em Maimara. Depois de procurar muito, vi que realmente não era nada demais. Pode ser visto da estrada, mas realmente não tem nada importante para ver.

Depois, segui para Humahuaca novamente para ver a benção de São Francisco no Cabildo da cidade. Acontece todo dia as 12h e nada mais é que um boneco de santo que sai por uma janelinha. Dura 5-10 minutos.

Almoço e então partida para o Hornocal (Cerro de 14 Colores). 1 hora para ir e 1 hora para voltar em estrada de rípia (terra e pedra) de aprox. 20km. Lugar lindo, vale muito o passeio!!! A entrada de carro foi 40 pesos (R$10 em dez/16).

Hornocal, o Cerro de 14 colores, Tílcara, Norte da Argentina
Hornocal, o Cerro de 14 colores, Tílcara, Norte da Argentina

Li que era melhor ir depois dos almoço porque o sol bate de frente na montanha e ressalta as cores. Acho que fez sentido.

Pulei a Garganda del Diablo e a Quebrada de Juella pois li que não tinha nada demais.

A noite, festa de ano novo por 550 pessoa (R$130) com buffet de saladas, rodizio de carnes, uma água, uma taça de vinho e uma taça de espumante para o brinde. Achei que valeu a pena, restaurante los Puestos.

Dia 3 na Região de Tilcara – Purmamarca e volta para Salta

Já indo para Salta, desviei um pouco (10km) para Purmamarca. Em 2h você visita o centrinho e conhece o Cerro de 7 Colores pelo Paseo de os Colorados.

Cerro de 7 Colores em Pumamarca, próximo a Tílcara, Norte da Argentina
Cerro de 7 Colores em Pumamarca, próximo a Tílcara, Norte da Argentina

Consideracões finais sobre Tilcara

  • A cidadezinha é gostosa para passear e tem bons lugares para comer. As opções de hotel são boas, apesar de eu não recomendar o que eu fiquei, tive muitos problemas – El Sereno Spa y Hotel.
  • Em 2 dias eu consegui fazer tudo isso, mas era verã e escurecia as 21h. Se for em outra época, considere que terá menos tempo – no inverno escurece as 17h.
  • Para o Hornocal, fui com meu carro alugado (um Corsa). Não é preciso de 4×4 como li em vários lugares. De qualquer forma, se tiver chovido, ou for chover, pergunte ara a Polícia sobre estado da estrada.
  • É um bom hub para conhecer a região.

Mais sobre esta viagem...

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Viaje mais...

...continue viajando!